A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

sábado, 21 de maio de 2011

Saúde e Protecção Social




A saúde tem uma importância vital nas nossas vidas parece bastante óbvio, mas que as situações de envelhecimento, doença crónica e dependência podem deixar-nos mais vulneráveis à pobreza não será assim tão evidente...
São significativas as diferenças entre os idosos dependentes com doença crónica e os jovens ou trabalhadores acidentados? Perguntaram-me ontem, quando apresentei o meu projecto de investigação...não procurarei as respostas por este caminho. As diferenças podem não ser significativas se se tratar do jovem a recibos verdes e sem qualquer suporte familiar, pois a sua vulnerabilidade aumenta. O que reforça a importância de sistemas fortes de saúde e protecção social.
A equação Saúde-Protecção Social=Pobreza parece fazer algum sentido, ou seja, passar por uma situação de doença e não ter um bom sistema de protecção social pode conduzir a uma perda considerável de recursos financeiros e ao empobrecimento.  Esta equação pode ser melhor clarificada a partir do conceito de Iatrogenic Poverty, ainda que aplicado a sistemas diferentes do português.
Pode ser um ponto de partida para conhecermos o impacto que um bom sistema de saúde e, também, de protecção social podem ter no combate à pobreza, até porque o discurso da austeridade e dos cortes orçamentais ganhou vida própria e ameaça querer cortar a torto e a direito, mesmo no essencial.
O momento político actual convida a uma reflexão sobre a importância das políticas públicas na saúde e ao seu impacto em diferentes grupos e, portanto, fases da vida.
Os Cuidados Continuados podem ser um bom exemplo de diversidade das respostas sociais em saúde que, a partir dos dois sistemas, garantem um apoio de qualidade aos idosos mais dependentes e com doença crónica e prevenindo eventuais situações de empobrecimento face à doença, é esta pelo menos a minha perspectiva.
Continuo por enquanto motivada para investir num estudo sobre o impacto dos cuidados continuados neste grupo...

Sem comentários:

Enviar um comentário