A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

domingo, 22 de maio de 2011

Dia Santo


Hoje como boa cristã fui à praia, Domingo é dia santo e como já dispensei a missa há alguns anos encontrei um ritual alternativo que é, ao mesmo tempo, bastante terapêutico. Podia chamar-lhe talassoterapia, ou terapia da flutuação, mas não (não estou sempre em terapia), prefiro que seja uma reconciliação comigo.
A praia não podia ser mais perfeita, a Comporta, tem tudo o que é espirituoso e espiritual: Alentejo, sol e mar sem ondas! A água é limpída, tem uma temperatura fantástica e, hoje, parecia uma lagoa...assim pude ficar ali a flutuar..a flutuar...até ficar tonta com aquele doce embalar! Para agreste já basta o dia-a-dia...
Porque hoje era dia de pensar em mim, aproveitei para me retirar e pari um sonho...
Ao chegarmos à Comporta fomos obrigados a fazer um desvio para a Carrasqueira, fiquei deslumbrada com as cabanas, já conhecia as do Carvalhal e do Pêgo, mas a Carrasqueira pareceu-me ainda mais especial...
Talvez porque no meu intímo vieram-me à memória as imagens de "Água e Sal" de Teresa Villaverde, pensei que aquela cabana seria o refúgio perfeito para (re)escrever a minha tese daqui a um ano. As imagens mais marcantes desse filme são: uma relação num impasse, os sonhos não vividos, a incerteza do futuro e um passado muito feliz, as coincidências como o meu presente são algumas.
Ah, uma crise de criatividade, que espero seja a única semelhança com "Água e Sal" daqui a um ano.
E se eu precisava de me refugiar... sinto que seria agora o momento!
Só tenho medo que daqui a um ano seja demasiado tarde, e que o meu refúgio, pensando noutra ficção que me marcou profundamente, venha a ser o Bosque Éden, com realização do excêntrico e polémico Lars Von Trier, no qual me verei transformada no Anticristo.
Por enquanto prefiro duvidar de tudo, até porque hoje, tive uma inspiração divina!


Sem comentários:

Enviar um comentário