A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

sábado, 19 de novembro de 2011

Se calhar vou à missa

A propósito dos cortes no D. Maria II lembrei-me que o melhor é ir à missa e aproveito para fazer trabalho pró bono, contribuindo assim para o diagnóstico da gestão familiar e quotidiana dos desleixados.

Divulgo aqui uma Checklist de "luxos" para pobres, ferramenta útil para assistentes sociais vinculadas à operação fome zero e outros programas de cariz socio-assistencial e também para os portugueses em geral, eu própria incluída:

- jantar num restaurante, aliás jantar porque comer sopa e fruta é mais saudável, para o almoço nem se pergunta "Vá à cantina/refeitório mais próxima/o!".
- dar presentes(ou prendas conforme) de natal aos filhos ou sobrinhos ou outras crianças, a não ser que seja um punhado de clementinas e duas nozes (bolotas para os alentejanos). Para simplificar os brinquedos estão proibidos, são uma espécie de pecado.
- Ir ao cinema, ao teatro, a um museu ou afins e ver a televisão dos ricos (com uma mensalidade paga para assistir à transmissão e cujos operadores por norma têm 3 digitos, deve ser uma regra concorrencial). Aproveite a programação que aí vem do canal 1, pois promete diversidade! Se não gosta de propaganda tenha paciência.
- Ter telemóvel, uma mensalidade em comunicações e acima de tudo falar com alguém por telemóvel ou telefone. É caso para dizer "Não fale, mas vá!", se estiver muito longe tenha paciência.
- Ir, ou andar dum lado para o outro, viajar e não só, andar de transportes é mesmo um luxo! Se pode ir a pé ou de bicicleta (eu já aderi), vá! Se esta opção não for acessível, especialmente para os séniores que já estão habituados a estar sós e abandonados, escreva uma carta, um postal ou um telegrama. Se ao fim deste tempo todo e de tantas oportunidades ainda não sabe escrever peça ao seu assistente social que fica mais barato, OK?
- Não aprender chinês e não melhorar os conhecimentos de inglês, o futuro está lá fora à nossa espera se não agarrarmos as oportunidades é porque somos cegos ou preguiçosos.
- Comprar roupas e calçado, aprenda a costurar! E se só sabe bainhas e botões como eu, vá ao baú da mãe e da avó, adira ao vintage! Se não tem baús em casa, tenha paciência e aceite tudo o que lhe oferecerem, porque as calças à boca-de-sino estão na moda e "a cavalo dado..."!
-Não ir à missa aos domingos, porque é de borla e alimenta o espirito, que é um ente faminto e pecaminoso constantemente alienado pelo corpo hedonista e as necessárias tentações do consumismo!

(Como não tenho muito sentido de humor inspirei-me na sensatez de alguns ministros, pareceu-me mais económico)

A banda sonora perfeita para atender utentes é mesmo esta...excessos à parte, como ter um animal de estimação e andar de transportes públicos!



Sem comentários:

Enviar um comentário