A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O raio da sementinha ou a minha fraca pedagogia?

Se eu não sou capaz de explicar ou ensinar a reprodução humana à minha sobrinha?
Ou preciso de tempo ou há qualquer coisa errada em mim! Provavelmente é o século XXI.
Hoje a minha sobrinha insistiu novamente na ideia de que eu devo ter um bébé, foi nestes termos que anunciou à minha mãe:
"Avó a madrinha vai ter um bébé?"
Eu "Para quê?"
"Para eu cuidar"
Eu "Mas sabes como nascem os bébés?"
"Sei, da barriga das mães!"
Eu "E como se fazem?"
"hummm" hesita "Éééé uma sementinha!"
Eu "Uma sementinha???" muito pronta "Mas quem tem essa sementinha?" (confesso que esperava que respondesse que era o meu namorado)
... depois de pensar algum tempo responde-me: "Os enfermeiros e os médicos!"
OOOOOOOPPPPPSSS, pensei ou é contra-informação da TV com aquelas políticas da PMA/RMA ou é ficção científica??? Não, é mesmo o século XXI e as suas nuances que requerem uma actualização dos manuais de educação sexual.
Vivemos no século da informação, mas faltam os conteúdos úteis e eficazes, enfim falta a objectividade necessária nestes casos!
Eu nasci nos anos 70 e na altura li um livro muito objectivo, mas descobri agora que afinal era de vanguarda (eu já desconfiava), pois era bastante explicito e pelos vistos censurado (resta saber por quem) e nunca mais voltou a ser publicado em Portugal. Tenho de ir ao sótão e aos báus procurar o dito livro verde, que é outra reliquia que tenho de guardar com o vinil do Jardim Jaleco!
Faz-se aqui uma análise detalhada do conteúdo desse livro e reclama-se a sua (re)publicação, mas por favor não se esqueçam da PMA.
 "Como se fazem os bébés?" de Per Holm Knudsen é dinamarquês e vale a pena rever 40 anos depois da data da primeira publicação, trouxe e traz alguma polémica para as mentes mais conservadores e no início deste século o que não faltam são essas mentes.
Aqui mais imagens, com tradução em espanhol...
Anatomias à parte, as ilustrações de PHK são esclarecedoras e muito úteis!

Sem comentários:

Enviar um comentário