A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Wenders Forever

Em "The End of Violence" Wim Wenders apresenta-nos uma mistura quase explosiva de tecnologia, violência, vigilância e comunicação, sempre incisivo, real e incompassivo.
Aquilo que podemos perguntar é se os seus filmes transformam a realidade ou se a representam? Depois de um filme de Wenders nada fica como antes, por um lado o tabalho dele nunca nos deixa indiferentes porque aborda temas muito actuais como a violência, a desigualdade, a (des)humaninadade por outro lado a abordagem do realizador é paradoxal e mostra-nos diferentes verdades ou realidades. Ele é indubitavelmente um dos maiores do cinema actual e realizou um dos meus filmes preferidos (Asas do Desejo), para quem ama cinema não existe "o filme da minha vida".
Entre outras grandes obras também realizou "A Terra da Abundância", um filme que para mim é de ver e entranhar. Aquilo que alguns preferem estranhar ou o porquê de na América tudo abundar? Da riqueza à pobreza, da caridade à crueldade, um ensaio sobre esta fascinante democracia avançada.
Mas nas aventuras de Mr. Wenders, entre Lisboa, Havana e outras cidades, é Berlim a minha preferida, pelo seu simbolismo e é esta cidade que ele (re)apresenta no final da década de 80, em "As asas do desejo". E cinco estrelas é também a aparição e sonoridade de Mr. Cave and The Bad Seeds, quando o anjo encontra a trapezista.
Dos filmes ficam sempre as suas músicas, claro que não são só os filmes que são bons as bandas sonoras são do melhor. Do filme "The End of Violence" acompanha-me sempre esta...




Sem comentários:

Enviar um comentário