A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ser poetisa!

No Dia Mundial da Poesia vale a pena recordar uma Mulher Alentejana muito à frente do seu tempo...

Alma Perdida


Toda esta noite o rouxinol chorou,
Gemeu, rezou, gritou perdidamente!
Alma de rouxinol, alma da gente,
Tu és, talvez, alguém que se finou!

Tu és, talvez, um sonho que passou,
Que se fundiu na Dor, suavemente…
Talvez sejas a alma, a alma doente
D’alguém que quis amar e nunca amou!

Toda a noite choraste… e eu chorei
Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei
Que ninguém é mais triste do que nós!

Contaste tanta coisa à noite calma,
Que eu pensei que tu eras a minh’alma
Que chorasse perdida em tua voz!…

Florbela Espanca - Livro de Mágoas


Foi sem dúvida uma grande POETISA! (note-se que eu nasci em 1977, mas o que para mim é óbvio nem sempre foi assim). 

1 comentário:

  1. nunca pensei que a minha incapacidade sintética fosse dar a um nome... julieta feliz... o que é que falta a uma julieta feliz? o que é que tanta falta faz ao ser humano que não lhe faz falta nenhuma? ...o fascínio de ser é ser.

    ResponderEliminar