A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vamos Olhar a Pobreza e não culpar os pobres!


A propósito do dia Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social estivemos a (re)ver “Rosetta”(Jean-Luc e Pierre Dardenne), um filme de 99, cuja acção decorreu no centro da União Europeia (Bruxelas) quando ainda não havia moeda única. Mas tudo isto é acessório se compreendermos que o essencial é a sua actualidade.
A partir do cinema independente podemos repensar a pobreza e até reflectir sobre conceitos associados à exclusão social. Este trabalho dos irmãos Dardenne, mergulha-nos no realismo do quotidiano de uma Jovem, que luta pela sua sobrevivência e principalmente por um emprego, com uma força contundente e por vezes comovente, mas sempre na solidão.
Relevante neste filme é a inexistência de referências à dependência de subsídios e às instituições que alimentam essa dependência, por serem estereótipos muito associados a este fenómeno. Em oposição a exclusão social é-nos apresentada como uma instância de luta, sendo central a resistência quase heróica desta jovem mulher às categorias de pobre, assistida, “mendiga” e excluída.
Agora que passámos para o outro lado ficaram várias questões para o debate: Qual a importância dos suportes e das redes sociais? O que sabemos e o que não sabemos sobre pobreza e exclusão social? O que sentem os pobres? E os excluídos?

Sem comentários:

Enviar um comentário