A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

sábado, 23 de outubro de 2010

Valha-me o DOC!

Num momento de pura escravatura mental valha-me o DOCLISBOA para perceber, olhar e acreditar que é possível um mundo melhor. Subscrevo as palavras de Sérgio Tréfaut, o director do festival, que salientou a importância do cinema documental para a compreensão do real tendo desafiado os directores de programação dos canais de televisão a dedicarem-lhe "algum" do seu tempo de antena.

Agora só me resta ter esperança na inclusão deste género nos canais televisivos, ao lado de futebóis, touradas, julgamentos e "politicadas" ou esperar pela caixinha mágica e interactiva que nos permitirá a liberdade de clicar no que mais apreciamos.

O real é o mundo à nossa volta que insistimos em ignorar, em deitar fora como se fosse lixo,  preferindo ver o que é light, pink, in, gloss, glam, slow e enfim…uma parafernália de ilusões e visões parciais do mundo, que nos trazem a felicidade de dia e nos atormentam à noite.

Esta semana vimos “Le Bâteau en Carton”, um documentário excelente sobre a situação das comunidades ciganas da Roménia, em França. Focado nas suas esperanças, na mendigagem e na sua resistência que é muitas vezes a subsistência, o realizador conseguiu mostrar a sua razão de ser. A sua ligação ao imaterial, ao efémero, à felicidade e ao vento, fê-los contentarem-se com a natureza, com os excessos e os desperdícios de uma sociedade consumista, da qual muitos se afastaram mas outros tantos procuram.

Sem comentários:

Enviar um comentário