O Fado ganhou a distinção e o reconhecimento enquanto património imaterial da humanidade no passado fim-de-semana, graças ao empenho da candidatura liderada pela Câmara Municipal de Lisboa através EGEAC/Museu do Fado, mas também e sobretudo aos fadistas, guitarristas e letristas que nos últimos dois séculos deram corpo e voz à canção da saudade.
Mas é também canção da festa, do ciúme, do amor, da separação e do destino.
Porque ouvimos e gostamos tanto de fado?
Não faço ideia, porque somos melancólicos, espero que não!
Ouvir desde pequena não deve ser uma razão suficiente, mas como ouvia sempre em ocasiões especiais, em momentos mais fraternos foi-se tornando uma espécie de encontro comunitário.
Gosto do silêncio que acompanha o Fado, para mim é uma espécie de oração e a fadista bem pode ser a nossa sacedortisa.
Gosto de todos os tipos de Fado, mas para mim há dois projectos que marcam muito a evolução que o fado se permitiu ter nos últimos tempos e que eu aprecio. O fado experimental d'A Naifa porque nos retrata a sociedade que escolhemos para viver e a Worldmusic de Lula Pena pelo lirismo único que exala das mãos e da voz desta lisboeta nascida do fado.
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